Para você que está buscando um esporte dinâmico seja para a perda de peso ou apenas para passar o tempo, saiba que a natação tem muitos benefícios a oferecer.

Além de ser ótima para queimar calorias, este esporte é uma excelente saída para se exercitar nos dias de extremo calor, uma vez que sua prática se dá na água.

Muitas pessoas não sabem, mas a prática de natação traz muito além de somente perda de peso, mas também uma série de benefícios para a sua saúde.

Com este artigo, você terá tudo o que você precisa saber sobre a prática deste esporte, benefícios, cuidados com o equipamento e algumas das modalidades que você pode praticar.

Queimando calorias com a natação

Uma das principais informações que você deve ter em mente quando for praticar natação, é que este é um dos esportes que mais gasta calorias por hora de execução.

Por ser um esporte de baixo impacto, pois a água não causa resistência às suas articulações, este esporte pode ser uma ótima opção para você que deseja emagrecer.

Desde modo, a prática de natação por pelo uma hora pode queimar em média 660 calorias, valor que pode variar dependendo do seu metabolismo, é claro.

Também, dependendo da sua modalidade de nado este valor pode aumentar, o nado borboleta, por exemplo, um dos mais difíceis, queima por hora uma média de 770 calorias.

A natação é um esporte muito democrático, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e com problemas respiratórios e cardíacos.

Ela também, oferece muito mais benefícios que outras atividades de baixo impacto, como a caminhada, por exemplo.

Tonificando a musculatura

Além da perda de peso eficaz que a natação oferece, está também causa grandes benéficos a sua musculatura.

Afinal a sua prática exige que pernas, braços, abdômen trabalhem de forma eficaz, como também toda a musculatura do seu corpo.

Também, nadar requer ritmo dos movimentos o que trabalha a coordenação motora, sendo isto muito benéfico, principalmente para crianças e idosos.

Com todo este trabalho da musculatura é sempre importante você se alongar antes da pratica da natação para evitar cãibras. Também, a alimentação é importante, afinal você estará queimando bastante calorias, mas aposte no consumo de carboidratos, pois estes dão mais energia.

Desta forma, não menospreze a natação por ser um esporte que você não faz muitos esforços ou sai suando, você estará trabalhando todo o seu corpo e queimando uma grande quantidade de calorias.

Benefícios para a sua saúde respiratória, circulatória e das articulações

Outro benefício que a natação oferece é com relação a sua saúde respiratória, circulatória e das articulações.

Para quem possui asma, este é uma excelente atividade para se praticar, pois a umidade da água ajuda a prevenir os sintomas da doença.

Outro fator da natação que favorece a sua saúde respiratória é que esta fortalece a musculatura torácica, aumenta a capacidade dos pulmões de absorver oxigênio.

Para você que deseja colher benefícios para o seu coração, este esporte por trabalhar amplamente os músculos do corpo fortalece também o coração. Afinal este é um músculo, e quanto mais você se exercitar, mas este fica forte.

Também, junto com a queima de calorias que o esporte oferece há uma redução da quantidade de gordura que pode envolver o seu coração, deixando-o mais forte e com capacidade de bombeamento de sangue maior.

Para você que possui problemas nas articulações e não pode praticar outros esportes em decorrência do alto impacto, saiba que com a natação isto não ocorre.

Nadar é não exerce impactos sobre o seu corpo e permite que suas articulações acompanhem a evolução dos seus muscular. Já que músculos mais tonificados, deixam as articulações mais saudáveis e lubrificadas.

Outros benefícios para a saúde

Além dos benefícios listados acima a prática de natação também ajuda a prevenir e a diminuir o risco de diabetes.

Por ser um exercício que queima grandes quantidades de calorias, ele ajuda a prevenir a diabetes tipo 2.

Outra doença que a natação ajuda a combater é o colesterol, pois como há uma grande queima de calorias, seu corpo tende a perder gordura localizada em decorrência disto.

Fora que há um aumentando dos níveis de HDL em seu organismo, que é o colesterol bom. Além disso, a prática do esporte consegue manter as nossas artérias livres de gordura e saudáveis.

Também, caso você esteja estressado ou ansioso, saiba que este é um excelente esporte para aliviar as tensões.

Em decorrência do controle respiratório, juntamente com a musculatura, nadar é praticamente uma terapia que fará o seu corpo focar em outras coisas.

Além disso, como toda prática de exercício há a liberação de endorfina que é o hormônio do bem-estar.

Quanto mais endorfina seu corpo liberar maior a sensações agradáveis e relaxantes que você terá ao nadar.

 

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