Para quem ama mergulhar cuidar do seu equipamento é de extrema importância, afinal sem ele você não conseguiria fazer o que mais ama.

Ainda mais para quem mergulha em água salgado, a manutenção e os cuidados periódicos com o equipamento devem ser feitos sempre após a prática, uma vez que o sal pode ser muito corrosivo.

Porém, é importante saber que cada equipamento exige uma atenção diferente, seja a roupa máscara, nadadeira e snorkel cada um precisará de uma limpeza diferente após o mergulho.

Assim, separamos  cincodicas que você deve possuir com o seu equipamento de mergulho e dessa forma manter sempre um bom desempenho e garantir a durabilidade dos mesmos.

 

1.    Roupa de neoprene

A roupa de neoprene é um dos itens mais importantes do seu equipamento de mergulho e também um dos que exige mais cuidados na hora da limpeza.

Como falamos, caso você mergulhe em água salgado o recomendável é que você faça a limpeza da sua roupa logo após sair da água.

A limpeza deve ser feita sempre em água corrente e nunca deixada de molho, pois a água parada por absorver muita sujeira e acabar não limpando por completo a sua roupa.

No momento de seca-la o ideal é deixar sempre a sombra e nunca ao som, já que este pode ressecar o material

Também, se atente para o fato de que a roupa de ficar completamente seca, pois caso contrário pode ocorrer até mesmo a formação de fungos na mesma. Assim, seguem ambos os lados, o de dentro e o de fora, para garantir que tudo seque por igual.

Nunca também guarde a sua roupa de neoprene dobrada, pois esta pode até mesmo rasgar, o ideal é guardá-la aberta e pendurada em um cabide em um local seco e arejado.

 

2.    Máscara de mergulho

A máscara de mergulho é outro equipamento de mergulho que se não for seco corretamente pode ocasionar a proliferação de fungos.

Deste modo, após usá-la lave bem com água doce corrente e com o auxílio de um pano macio retire o excesso de água. Depois coloque a sombra para que qualquer resíduo de umidade seja eliminado.

Quanto o armazenamento, o ideal é que você sempre a guarde no recipiente que vem junto com a mesma no momento da compra do seu equipamento de mergulho.

Caso você não tenha mais este recipiente, pode-se usar uma vasilha de plástico para guardá-la, mas se atente para ver se a máscara cabe com folga dentro da vasilha.

Uma vez amassada a máscara pode não voltar a sua forma original tornando-se assim inútil para o uso novamente.

É importante você também sempre se atentar ao fecho da sua máscara, se esta não está enferrujado ou com acúmulo de areia no mesmo. A areia pode ser muito sorrateira e entrar em pequenos locais da sua máscara, então cuidado.

 

3.    Nadadeiras

As nadadeiras são outro item do seu equipamento de mergulho de extrema importância e que deve ser bem cuidado

para uma maior duração.

A borracha é um item muito sensível e se não for bem cuidado pode vir a rachar ou até mesmo se deformar.

Desta forma, após o uso, o indicado é que você guarde suas nadadeiras retas, sem dobrar ou colocando uma sobre a outra.

Caso você ainda tenha os protetores que as acompanham de fábrica melhor ainda, pois quando mais reta elas forem armazenadas, menores os riscos de deformação.

Também, como este é um equipamento de mergulho que entra em contato com a areia, a limpeza deve ser feita de forma mais cuidadosa ainda, já que esta pode se acumular no seu interior.

Lave sempre em água corrente e assim como a roupa de neoprene deixe secar bem ao sol para evitar a proliferação de fungos ou bactérias.

 

4.    Snorkel

O snorkel é o equipamento de mergulho que você mais deve cuidar da higiene, já que esse vai na sua boca.

Além de ser lavado em água corrente doce e secado bem, caso você perceba que o mesmo já esteja com a presença de fungos, o recomendado é deixá-lo de molho em água e cloro.

Para retirar o cheiro, depois basta lavá-lo bem com sabão neutro e água em abundância e lembrando de deixá-lo à sombra para secá-lo.

Seu armazenamento também deve ser feito dentro de uma vasilha plástica e sempre em um local bem seco e arejado.

 

5.    Acessórios como Bússolase facas

Se em seu equipamento de mergulho há bússolas e consoles, saiba que estes também necessitam de alguns cuidados especiais.

Principalmente a bússola, pois esta não pode ser exposta ao sol, já que pode ocorrer a criação de bolhas em seu interior.

Então, além de ter cuidado no momento da lavagem e deixar secando a sombra, no barco tenha cuidado para que a sua bússola não seja exposta durante um longo período ao sol.

Facas tambem faze parte do seu equipamento de mergulho e é normal o aparecimento de ferrugem após o seu uso, bastando você usar produtos caseiros ou não para remover a ferrugem.

Também, você pode sempre optar por modelos importados, que tendem a ser mais resistentes a água.

Concluindo

O importante é você sempre lavar o seu equipamento de mergulho após o uso, de forma imediata, chegou lavou.

Também a secagem deve sempre ser feita a sombra e de forma uniforme, pois como estes são materiais que ficam exposto a muita água, a umidade pode facilmente provocar a proliferação de fungos e bactérias.

E isto além de fazer mal para sua saúde, pode deixar o material inutilizável, uma vez que com apenas alguns cuidados você pode evitar o surgimento disto.

De sempre preferência também por equipamento de mergulho de qualidade e de marcas de renome.

Na Loja Outside você encontra toda uma linha em acessórios para mergulho como roupas, máscara, nadadeira e snorkel tudo de excelente qualidade e com preços incríveis.

Visite hoje mesmo o site da Outside e confira tudo o que ela tem de oferecer, não somente em equipamento de mergulho, mas também toda uma linha voltada para esportes aquáticos e acessórios para praia ou piscina.

Siga nossas redes sociais: