Todos sabem o quanto mergulhar é fácil e divertido, uma prática que todos deveriam praticar. Porém algumas pessoas se mostram receosas com a prática e com a quantidade de equipamento para ela. Para isso existe uma simples opção: o snorkel central.

Snorkel central é uma peça do equipamento de mergulho, aquele popular tubo que permite a respiração na superfície, com a cabeça ainda debaixo da água.

E é muito indicado para atividades que possam apenas ser feitas com o ar dos pulmões, como natação equipada (ou snorkeling) e mergulho em apneia.

Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre o uso do snorkel central – e porque ele deve ser parte importante da sua natação.

 

Por que usar o snorkel central?

Equipamento perfeito para ajudar no aprimoramento da prática de natação, atuando como sobrecarga para o sistema respiratório e a musculatura deste, ajudando no desenvolvimento.

E facilita em um quesito: hidrodinâmica. O nadador tem a capacidade de realizar todo o trabalho respiratório, com atenção maior aos movimentos submersos. Por exemplo, o alinhamento do corpo, diminuição das oscilações da cabeça e tração da braçada.

Esses movimentos submersos são desenvolvidos através do snorkel central e por isso é um equipamento muito utilizado em treinos técnicos e de nado crawl. Ele acaba tornando a respiração lateral desnecessária.

Além disso, conta com a compatibilidade de outros equipamentos, de forma estratégica, como os palmares. Dessa forma, ele favorece o melhor aproveitamento das funções do acessório.

Aliás, de forma geral, ajuda na correção do nado e na melhoria de eficiência da musculação respiratória e habilidade aeróbia. Isso ajuda o atleta a aumentar sua velocidade, exercendo menos esforço.

Dessa forma, contribui para diminuição dos tempos de prova e aumenta o volume nas braçadas. O uso do snorkel favorece o nado de forma clara!

 

Como usar o snorkel central?

Para começar o aprendizado do uso de snorkel central, você tem que fazer uma boa escolha. Afinal, o primeiro passo é escolher um que se encaixe de forma ideal ao seu rosto, com um tubo adequado para mergulho.

Vá a um local tranquilo, de preferência uma loja especializada, pois estas costumam contar com grande diversidade de marcas e modelos – e bons preços. Porém nada de forçar muito no preço e esquecer da qualidade!

Feita a melhor escolha, é hora da prática. Primeiro, deite-se na água e insira o tubo de respiração na boca, mordendo a boqueira e selando a entrada de ar com seus lábios.

De forma a criar costume com o tubo, relaxe, inspire e respire calmamente, de forma lenta e aprofundada.

Depois, com sua respiração já normal, se encaminhe a um local mais profundo. Lembre-se que em caso de mergulho, o tubo de respiração se encherá de água, então você deve voltar a superfície para expulsá-la e respirar.

Dessa forma, após o mergulho, e depois de chegar à superfície, sopre com força pelo tubo de respiração, de forma que a água saia de dentro.

Só após toda a água ter sido eliminada que você deve voltar a inspirar de forma normal pelo tubo.

Seguindo todo esse procedimento, o mergulho usando de snorkel central ocorrerá de forma tranquila e sem nenhum incidente.

Dicas para escolha do snorkel central

  • Tubo snorkel em um kit de mergulho tende a ser muito brilhante, de forma que você seja identificável na água e saibam onde você está;
  • Já um tubo snorkel de mergulho livre costuma ser preto e compacto, de forma a tornar mais fácil a aproximação do peixe;
  • Compare os modelos com forma simples ou equipados com válvulas de purga e defletores, rígidos ou flexíveis.

Dessa forma, o snorkel central costuma ser um equipamento bem eficiente, principalmente para quem começa a nadar agora e buscar criar intimidade com a prática. E também não esqueça de sempre cuidar bem do seu equipamento.

 

Siga nossas redes sociais:

    

___________________________________

CONFIRA ALGUNS MODELOS E ESCOLHA O SEU:

 

 

 

Snorkel Central ( Frontal ) Speedo Swim Fast

 

 

 

 

 

Snorkel Para Natação Cetus Frontal

 

 

 

 

Snorkel Cetus Tube Flex Preto

 

 

______________________________

 

Veja Também: