O Saco Estanque é um item simples, mas que pode ser a salvação no momento de preservar seus materiais do contato com a água. O saco estanque, como o próprio nome sugere, foi criado para ser algo “bem tapado”, impermeável.

Ele normalmente é utilizado por pessoas que curtem esportes de aventura, como canoagem e trekking, mas a verdade é que esse é um produto versátil, útil em diversas situações. Duvida? Então segue com a leitura.

 

Saco Estanque: materiais e como ele funciona

O saco estanque é literalmente uma sacola, geralmente mais comprida do que larga, feita de material impermeável. Você coloca suas coisas dentro dele, inclusive equipamentos eletrônicos e celular, fecha a parte de cima e pronto.

Está liberado até enfrentar uma enchente — não vamos exagerar! Na verdade, o saco estanque mantém seus itens completamente secos caso você enfrente chuvas ou precise passar por áreas de rio ou mar.

  • Os itens que eu colocar dentro do saco não correm o risco de cair?

A borda do produto contém um tipo de fivela de encaixe. Então você enrola um pouco a abertura e em seguida une as pontas com a fivela. Sendo assim, o saco fica travado, impedindo qualquer produto interno de cair e qualquer tipo de líquido de entrar.

Bom, ele é um produto para aventuras, assim um dos principais cuidados das empresas é oferecer materiais duráveis.

Afinal, durante suas atividades você pode entrar em contato com pedras em uma cachoeira ou melar o saco de lama em uma caminhada. E nada mais frustrante do que esse tipo de coisa danificar o produto, não é mesmo?

Pensando nisso é que os fabricantes oferecem diferentes tipos de materiais, cada um voltado para atividades específicas.

Poliamida revestida com PVC emborrachado: é o mais resistente. Aguenta contato com pedras, exposição solar e pode até submergir. Sacos desse material são mais pesados e ideais para canoagem e caiaque.

PVC com Tratamento UV e Nylon emborrachado: são mais frágeis. Esse tipo de produto é para ser levado dentro da mochila e não suporta contato intenso com superfícies ásperas e nem são indicados para atividades náuticas.

Eles vão proteger seus produtos da chuva e de outros itens úmidos dentro da mochila, por exemplo. Um ponto interessante é que o nylon emborrachado pode ser transparente, o que facilita na hora de identificar o conteúdo de cada saco.

  • Modelos e tamanhos

Em geral, os sacos estanques são ovais, o que acomoda bem roupas e produtos volumosos, porém existem modelos de base reta também.

O tamanho do equipamento é o mais variável possível. Você encontra versões pequenas de 5 litros até as opções maiores de 35 litros.

Os de 5 litros são os mais utilidades para objetos pequenos e são mais versáteis , capazes de levar celulares, chaves,

câmeras e outros objetos de pequeno porte.

A escolha do modelo e tamanho vai depender da sua necessidade.

 

Utilização do saco estanque

Além do objetivo básico de isolar a água da chuva, de mares e rios do contato com itens que você considera importantes, o saco estanque pode te ajudar em outros aspectos.

  • Pode ser uma bolsa para sua garrafa de água, impedindo que no momento do degelo ela molhe a sua mochila;
  • Evita a umidade de penetrar nas suas roupas, algo comum de ocorrer em ambientes mais frios. Por isso, é sempre interessante colocar algumas peças dentro do saco;
  • É útil sendo usado como travesseiro. Se durante o acampamento ou alguma trilha você precisar parar para descansar é só pegar o estanque, encher um pouco de ar e fechar. Pode chegar sono!;
  • Transporta água. Essa forma de utilização é no mínimo curiosa. Você nunca quer o interior do saco estanque molhado, menos quando ele pode ser feito de balde.
  • Evitar que equipamentos leves afundem , você pode colocar um celular, uma chave e outros objetos dento e testar sua flutuabilidade antes de partir para aventura , isso mesmo eles costuma não afundar se utilizados de maneira correta pois o ar em seu interior cria uma situação de flutuabilidade.
  • No Stand Upp Paddle , na Canoagem, no Jetski , nas embarcações etc . irá evitar que a água alcance seus equipamentos .
  • Na praia para evitar molhar chaves celular e outros equipamentos  também evita a entrada de areia .
  • Para levar roupa molhada de acampamentos e da praia .
  • Como salva vidas em uma emergência , isso mesmo  após encher o saco estanque de ar ele poderá servir como um auxiliar de flutuação , claro que o ideal é o salva vidas mas com certeza se ele estiver em bom estado  poderá sim ser de grande valia .

 

Bom, agora você já sabe o que são e para que servem os sacos estanques. Na sua próxima aventura não deixe de incluir esse material entre seus itens indispensáveis. Saiba onde encontrar AQUI.

Siga nossas redes sociais: