A prática do bodyboard, além de saudável e desestressante, é também bastante divertida, com toda certeza. Porém, para que se possa praticá-lo corretamente, faz-se necessário o uso de um pé de pato apropriado, como são comumente conhecidas as nadadeiras nadadeiras de bodyboard, . Para uma boa escolha desse acessório tão essencial para o esporte, conhecer bem os detalhes sobre, como quais aspectos priorizar é fundamental antes de comprá-los. Pois bem, vejamos algumas dicas então, ao longo deste texto, de como escolher um pé de pato de bodyboard.

   Como primeira dica, destacamos: faz-se importante observar que esse tipo de equipamento tem toda uma versatilidade, já que ajuda não só na prática do esporte, mas também em vários outros esportes aquáticos. No entanto, em cada um desses esportes, existem certas características específicas, ou seja, o pé de pato que é ideal para a natação, por exemplo, pode não ser o mais válido para o bodysurf, e assim também com o esporte aquático de que tratamos aqui. Fora isso de ser versátil, a composição do pé de pato tem de sempre garantir um material, ao mesmo tempo, resistente e flexível.

No caso das nadadeiras de bodyboard, seus modelos específicos terão, em cada detalhe, um motivo de ser daquele jeito, seja pela flutuabilidade proporcionada, seja pela hidrodinâmica, ou até mesmo pelo simples conforto. Até porque, convenhamos, quem pratica bodyboard tem no pé de pato não apenas um item crucial para a sua segurança, mas, principalmente, um auxiliador na propulsão e na impulsão, visto que o objetivo é conseguir entrar na onda. Desse modo, não é exagero dizermos que saber como escolher um pé de pato de bodyboard, no sentido de usar um que seja bem adequado a essa prática desportiva, transformará o esporte em algo mais prazeroso ainda.

Assim sendo, listemos, dicas importantes a observar  na sua escolha .

Conforto: Já que falamos, acima, do conforto, comecemos por detalhá-lo melhor. No caso das nadadeiras de bodyboard, ser ou não confortável depende muito do espaço para os pés, se é esse flexível o bastante. Afinal, se as nadadeiras não forem adaptáveis à forma dos seus pés, não se pode esperar por conforto algum. As nadadeiras de borracha termoplástica, E.V.A. e P.P.  como as nadadeiras de bodyboard  Mormaii e Seasub são mais levem e consideradas muito confortáveis do que as de borracha como a The One e  Kapaloa   que são nadadeiras mais pesadas , no entanto estas últimas são as preferidas dos atletas de ponta . O ideal é que seja macia na região que tem contato com o peito do pé e que tenha um bom ajuste evitando machucados .

Tamanho: Seguindo-se na mesma linha, outra questão crucial para uma boa adaptação e também para o conforto já citado, é que sejam esses pés de pato de um tamanho apropriado. E com isso se quer dizer um tamanho nem tão pequeno e nem tão grande, para que os pés do seu praticante não se machuquem. Se você não puder experimentar em uma loja  uma boa guia é seguir os tamanhos abaixo : S (38-39,5), M (40,5-42), ML (42-43), L (43-45) e XL (45-47).

Forma: O tamanho da Pala pode influenciar na propulsão , nadadeiras de pala mais longa tem maior propulsão porém poderão impedir determinadas manobras na prancha , imagina  tentar surfar de joelhos com uma nadadeira longa , por isso as nadadeiras de bodyboard são curtas justamente para não atrapalhar as manobras.

Rigidez: Pés de pato for do tipo mais flexível, ele gerará, por consequência direta, uma boa propulsão, além de rapidez e conforto, só que o seu arranque, em contrapartida, ficará mais lento com o uso dele. Já os pés de pato rígidos, tidos como os ideais para a prática de alto desempenho, como não podia deixar de ser, enquanto propiciam uma grande aceleração no arranque, tornando-os os de tipo ideal para take off rápidos, acabam por exigir mais das pernas, sendo, ainda por cima, menos confortáveis depois de certo tempo de uso pois fadigam mais rapidamente a musculatura. Os pé de pato de bodyboard Mormaii e Seasub  possuem parte feita em borracha ( a parte que calça o pé ) gerando assim bastante conforto mas pala de termoplásticos  rígidos . São nadadeiras leves e bastante rápidas as preferidas  dos iniciantes da modalidade .

Já as nadadeiras de Borracha natural como a Kpaloa e The One são as preferidas dos atletas de ponta , embora mais pesadas possuem uma propulsão melhor e fadigam menos com o uso contínuo.

Desenho O desenho das nadadeiras de bodyboard são diferentes das nadadeiras convencionais , além disso devem possui canaletas para direcionamento do fluxo de água e cortes  (furos ) para saída de água e areias que costuma entrar quando se esta praticando o esporte.

 

Siga nossas redes sociais: