Imagina que você faz todo aquele planejamento de mergulho, investe em uma viajem longa e cara a qual você esta esperando por muito tempo e tem uma péssima experiência por que a máscara de mergulho escolhida entra muita água ou embaça constantemente.

Uma boa máscara de mergulho poderá trazer uma ótima ou péssima experiência no seu mergulho. Mas como funciona a Máscara de Mergulho (ou óculos de mergulho)?

Nossos olhos  não estão preparados para ver embaixo da água e a máscara de mergulho irá gerar um espaço entre os olhos e o ambiente aquático o que permitirá que a imagem chegue corretamente aos olhos permitindo a visão nítida

Por causa da refração os objetos aparentam ser maiores e estarem mais próximos de você do que realmente estão.

DICA 1

Saiba que tipo de mergulho irá realizar.

Existem modelos apropriados para cada tipo de mergulho então você precisa identificar o seu mergulho que basicamente são de três modalidades. O Mergulho tipo Scuba em que você vai mergulhar usando o cilindro de ar, o apneia em que você se mantém em baixo da água com o ar do pulmão e o mergulho tipo snorkeling ou superficial em que as imersões são de poucos metros.

Mascara Seasub Expert Preta

Mascara Seasub Expert Preta

Então se o seu objetivo é a apnéia e pesca sub (ambas usam o ar do pulmão para ficar em baixo da água) o ideal é usar uma máscara menor de baixo volume pois ao fazer as imersões ocorre a famosa pressão nos ouvidos e você vai precisar usar algum ar do pulmão para “soltar” este ar ou seja fazer a equalização. Se a máscara é muito grande, tem muito volume de ar interno você vai acabar desperdiçando o ar do pulmão e conseqüentemente ficará menos tempo no fundo do mar. Assim quando mais treinado o mergulhador, quanto mais tempo de fundo ele quer ficar menor é a máscara que ele escolhe.

Se você é um iniciante e esta começando os seus mergulhos não precisa escolher a menos máscara que tiver, escolha uma máscara de pesca sub  que seja de baixo volume e pequena mas sem exageros pois as muito pequenas prejudicarão a visibilidade.

Se o seu barato é pesca sub escolha uma máscara que tenha a saia preta isto tem a ver com a

dilatação da pupila em mergulhos quando se sai de local escuro para o claro.

Já se o mergulho que irá praticar é o scuba ( com cilindro de ar ) e não se pretende fotografar uma máscara de mergulho  com boa visibilidade e saia de silicone transparente irá satisfazer , a saia de silicone irá proporcionar melhor vedação e sendo transparente maior luminosidade e maior visibilidade periférica. Procure uma máscara que lhe permita um bom campo visual para que você tenha a melhor experiência na contemplação.

Já para aqueles que irão fazer o mergulho de superfície a preocupação deve se ter uma máscara de mergulho com o melhor campo visual possível como as panorâmicas ou as máscaras full face que encobrem todo o rosto .

DICA NÚMERO 2

Máscara Fun Dive MX-03 Lente Frontal

Máscara Fun Dive MX-03 Lente Frontal

Escolha uma máscara em que a sai seja de silicone se você pretende fazer o mergulho de Scuba ou o apnéia (pesca sub) pois você precisará descer mais fundo e se a vedação não for muito boa a água entrará com abundância. Embora seja normal alguma água entrar no interior da máscara isso tem que ser controlado e  evitado ao máximo. Existem manobras para desalagar a mascara quando você esta em baixo da água com o cilindro de ar mas isso não deve ser exagerado.

A qualidade do silicone da máscara de mergulho é importante normalmente quanto mais macio melhor tanto em termos de vedação quanto de conforto. Passar muito

Kit Cetus New Parma Mascara + Snorkel

Kit Cetus New Parma Mascara + Snorkel

tempo com uma máscara que esta desconfortável pode ser uma tarefa bem inconveniente e cansativa. Entre as máscaras de mergulho com silicone macio com o melhor custo benefício estão as panorâmicas da fun dive.

Para o mergulhador de superfície recomendamos que caso seja possível escolha também uma máscara de silicone porém se o teu mergulho será ocasional e não quer investir muito em um equipamento de mergulho mais caro  há alguns modelos de máscara de mergulho em siliprene (material mais em conta que o silicone) que podem sim serem utilizados e com bom resultado . Recomendamos no caso o kit de mergulho New Pharma que tem atendido muito bem a mergulhadores ocasionais. Também  há dois modelos da Seasub que recomendamos para este tipo de mergulho que é a do kit de mergulho dua e a dua pro .

DICA NUMERO 3

Faça o teste da máscara de mergulho assim que recebê-la. O teste de vedação consiste em se colocar o óculos de mergulho (ou máscara de mergulho) no rosto sem a tira de ajuste. Então respire em seu interior e veja se passa algum ar pela saia da máscara . Perceba como esta a vedação, não deve ser preciso forçar muito a inspiração para a máscara vedar no rosto. Se ela passar por este teste provavelmente irá funcionar bem na água .

DICA NÚMERO 4

Mascara Seasub Supra

Mascara Seasub Supra

Ao vestir a máscara perceba o capo visual, se ela te da uma boa amplitude. Para pesca sub as máscaras são bem pequenas  e os fabricantes procuram compensar com uma lente tipo gota invertida isso aumenta a visibilidade.

Para o mergulho scuba também a forma de gota invertida é muito usada só que agora as máscaras de mergulho já são grandes, e também as máscaras panorâmicas. No mergulho de snorkeling estes mesmos equipamentos poderão ser usados. Ou então as máscaras full face que no entanto só devem ser usadas em mergulhos de

Máscara Full Face 2º Geração - G

Máscara Full Face 2º Geração – G

superfície já que não é possível se fazer a compensação dos ouvidos. Mergulhos profundos com a máscara  full face são perigosos, máximo  3 metros mesmo assim se perceber que a pressão no ouvido é grande deve se retornar a superfície. A máscara full face pode trazer uma ótima experiência ao mergulhador desde que usada adequadamente uma vez que tem amplo campo visual, não embaça e você pode respirar pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo. Além disso a full face o snorkel é dry (não entra água) e esta acoplado  na máscara melhorando a experiência do mergulho. Recentemente foi lançada a máscara full face de 2º geração que procurou melhorar o sistema.

 

DICA NÚMERO 5

As máscaras de mergulho seja qual modalidade for devem ser feitas com vidro temperado e de qualidade isso evita que em caso de acidente hajam ferimentos graves na vista por conta de pontas de vidro. Além disso a qualidade do vidro diminuir a possibilidade de embaçamento.

DICA NÚMERO 6

Se você é um mergulhador avançado e pretende fazer muitos mergulhos considere investir em uma máscara de mergulho se uma marca conhecida como a Cressi ou Mares. As máscaras top de linha destas marcas usam uma mistura de polímeros na saia da máscara a fim de obter mais conforto e vedação. Nós temos tipo uma experiência muito boa com as máscaras de mergulho da linha Cressi Big Eyes Evolution

Máscara Mares X-Vision LiquidSkin NOVA

Máscara Mares X-Vision LiquidSkin NOVA

Mascara Cressi Big Eyes Evolution Crystal

Mascara Cressi Big Eyes Evolution Crystal

DICA NÚMERO 7

Se você tem um rosto muito fino ou pequeno procure saber do vendedor se ele possui máscaras que se ajustam bem a este tipo de rosto. Normalmente as máscaras mais comuns são tamanho único e por isso é preciso se informar sobre os modelos menores que irão encaixar bem neste perfil.

Alguns óculos  de mergulho como a Mares e a Cressi possuem máscaras de mergulho com tamanhos um exemplo é a Cressi Eye  que possui a versão Big e a Versão comum  consideramos a comum como uma máscara que se encaixa bem em perfil de rosto pequeno . Também a Mares possui uma versão de máscara voltada para rostos pequenos como os de adolescentes, mulheres e jovens. O modelo é o X-Vision.

OUTRAS DICAS DE UTILIZAÇÃO

Anti Embaçante Seasub

Anti Embaçante Seasub

É muito comum as máscaras embaçarem durante o mergulho , para evitar isso se o equipamento de mergulho estiver novo você deve usar a chama de uma vela ou de um isqueiro na parte interna da máscara a fim de retirar a película protetora que vem de fábrica . Bastam pequenos segundos com movimentos circulares (apenas sob o vidro) para que a película queime. Isso ajudará evitar o embaçamento.

Também lavar bem as máscaras antes do mergulho e o uso do anti-embaçante além de evitar barba e cabelo dentro da saia da máscara pois podem interferir na vedação poe isso manter a barba feita e observar se o cabelo não esta dentro do equipamento.

Observe também o ajuste do equipamento ao rosto, um simples desajuste poderá acarretar entrada de água.

Lave sempre a máscara após o uso usando sabão de coco com água doce corrente, retire grãos de areia com uma pequena escova. Mantenha sempre na sombra e em temperatura ambiente evite locais quentes que podem danificar e ressecar a saia (parte mole que adere ao corpo).

A WWW.LOJAOUTSIDE.COM.BR possui vendedores qualificados para ajudar na escolha do equipamento de mergulho ideal, conte conosco!

Whats app: (22) 9 9723-0679 (mensagens)

Tel: (22) 2725-1229

seg, a sexta comercial.

 

Siga nossas redes sociais:

    

____________________________________________________

 

Veja também: