O Stand up Paddle é um esporte aquático muito praticado pelos amantes  da Natureza e proporciona momentos formidáveis de contemplação nas remadas e até de adrenalina como no surf .

É um esporte que tem ganhado muitos adeptos mas ainda há muita dúvida sobre a escolha do equipamento .

É fundamental identificar qual a modalidade que se irá praticar.

Assim, separamos algumas dicas de como escolher o equipamento correto para a prática de Stand up Paddle de acordo com o seu peso e suas necessidades.

 

Escolhendo a prancha correta para Stand up Paddle

As pranchas de Stand up Paddle apesar de parecerem em muito com as de surf possuem algumas diferenças consideráveis que você deve saber.

Como este é um esporte que consiste mais em navegar sobre a água, a prancha é desenvolvida com o corpo mais longo, porém, é mais estreita.

Essas medidas possibilitam que o deslizando da prancha ocorra com mais facilidade sobre a água.
A escolha da prancha também vai depender do local onde você deseja praticar o esporte, uma vez que ele pode ser feito no mar, rios e lagos.

Para águas tranquilas, como rios e lagos, o modelo mais indicado é a prancha cruising, perfeita também para percorrer longas distâncias.

Este modelo possui o comprimento médio de 11’ a 14’, largura média de 28” a 32” e são mais fáceis de serem remadas que os demais modelos.

São mais largas e possuem um volume maior, o que possibilita o carregamento até de equipamentos quando necessários.

Escolha uma prancha versátil

Se você deseja uma prancha que seja versátil e que possa ser usada tanto em rios quanto no mar,para remada ou surf o modelo mais indicado para você é a prancha de Stand Up Paddle híbrida.

Esta prancha além de poder ser usada nos mais diversos tipos de locais, aguenta os mais variados pesos também.

Com comprimento médio de 10’ a 12’, largura média 30” a 34”, essas pranchas são mais indicadas caso você deseje realizar o esporte de forma mais tranqüila, sem grande velocidade de remada e da água.

As híbridas são pranchas que podem ser usadas tanto por quem quer remar quanto para quem quer iniciar no surf.

 

Escolha uma prancha de acordo com o seu peso

Se você deseja praticar o Stand Up Paddle de forma mais profissional, o mais indicado é que você escolha uma prancha de acordo com o seu peso.

Porém, é preciso levar em consideração que o tamanho da prancha irá depender do seu profissionalismo, pois, não adianta você comprar uma prancha muito estreita e ainda ser um iniciante.

Mas, a regra geral é que quanto maior o seu peso, maior o comprimento e largura que a prancha deve possuir.Outro fator que você deve observar é quanto ao fundo da prancha, caso você for usá-la no mar, devem possuir o fundo mais curvado e a ponta mais alta, o que impedirá a prancha de embicar na onda.

Já pranchas para rios e lagos devem possuir o fundo reto, o que facilitará ainda mais a sua remada.

 

Escolhendo o remo

Como falamos o Stand Up Paddle é um esporte aquático realizado com o auxílio de um remo e este também sofre alterações de acordo com o local onde o esporte será praticado e o seu profissionalismo.

Os remos para travessia de rios e lagos, por exemplo, devem ser mais estreitos, pois isso permitirá que você reme mais próximo a prancha e que consiga mais velocidade.

Já para o mar o aconselhável é que o remo não corte a água, ou seja, o remo não deve exercer atrito quanto mergulhado. Você pode conseguir isto com um remo com a pá pequena.

É importante sempre evitar remos muitos pequenos, já que você terá que se abaixar para realizar a remada, o que pode causar problemas na

coluna e acidentes durante a execução do esporte.

O material do remo pode ser os mais variados desde que sejam leves como os confeccionados em madeira, fibra de vidro, fibra de kevlar, fibra de carbono, plásticos injetados. Mais uma vez a escolha vai depender do local do esporte e do seu nível de profissionalismo além de quanto quer desembolsar pois os preços variam bastante .

Entretanto, o material mais indicado é a fibra de carbono, que além de leve possibilitar certa falibilidade ao remo. O único problema é o preço salgado .

 

Equipamentos de segurança

 

Assim como todo esporte, a prática de Stand Up Paddle necessita de alguns equipamentos de segurança para ser

realizada de forma mais segura e sem risco possível.

Os itens que podemos considerar básicos são as cordas que amarram a prancha ao pé do praticante, chamada de leash. Pois, se a pessoa cair na água ela consegue retornar facilmente a prancha.

Utilizar colete salva vidas é outro item importante, ainda mais para quem é iniciante no esporte, para ter maior segurança caso você caia na água.

Para os mais profissionais, há botas de neoprene antiaderente ou as sapatilhas de neoprene que darão maior estabilidade a você, evitando escorregões sobre a prancha. Além disso protegem os pés de pedras e objetos que possam ferir os pés.

Vale lembrar de sempre usar um bom protetor solar de preferência os que não saiam com facilidade ou mesmo optar por uma camisa de proteção solar .

Coletes Salva Vidas , Camisas Flutuadoras , Camisas de Proteção Solar, Leash, Botas e Sapatilhas de Neoprene e outros itens para esportes Náuticos você encontra na Loja Outside. Tudo com preços incríveis e com excelente qualidade para te proporcionar a melhor experiência possível na água.

Agora que você já sabe como escolher seu equipamento para a prática deste esporte aquático, acesse hoje a Loja Outside e compre tudo o que você precisa para praticar esse e os mais diversos esportes na água.

 

Siga nossas redes sociais: