Uma faca de mergulho é um dos equipamentos mais importantes para garantir a segurança de quem está embaixo da água.

Sua função é a de cortar qualquer material que possa deixar o mergulhador preso, salvando muitas vezes sua vida.

Ela é utilizada tanto mergulho do tipo Scuba — feito com cilindro de ar — quanto em atividades de pesca submarina.

Por ser um item essencial é preciso atenção para escolher uma boa faca e não ter problemas quando mais precisar.

Neste artigo separamos algumas dicas para te ajudar a encontrar a melhor opção de acordo com as suas necessidades. Vem com a gente!

 

Observe o tamanho

Facas muito grandes podem atrapalhar você durante o mergulho, seja porque são difíceis de acoplar ao corpo ou pelo próprio manuseio.

O que você deve observar é se ela é confortável na hora de pegar, se não escorrega ou fica muito pequena e falta apoio. Perceba também que você irá utilizar a faca com luvas, então na hora de testar leve isso em conta.

O tamanho também afeta o local onde ela irá ficar acoplada: cinto, panturrilha, coxa ou braço.

O cabo e a lâmina devem ser proporcionais para equilibrar o peso. Algo muito leve pode ser facilmente perdido com um movimento mais brusco.

 

Seasub DF-602 Sem Ponta

Seasub DF-602 Sem Ponta

O material precisa ser de qualidade

A lâmina deve ser de aço inoxidável ou titânio, por causa da resistência à corrosão provocada pelo sal. O primeiro material é mais firme, porém o desgaste é maior.

O titânio mesmo sendo um pouco mais maleável tem maior durabilidade e é totalmente resistente à ferrugem.

No caso do cabo, o ideal é que ele seja áspero, para não escapar da mão dentro da água. Também é interessante buscar um material termoplástico, exatamente por ser menos suscetível à corrosão.

 

A lâmina é uma parte importante

Muitas das facas de mergulho, atualmente, possuem duplo fio, ou seja, um lado liso para cortar pequenos cabos ou fios, e o lado serrilhado, geralmente indicado para cortar cordas grossas de nylon.

Quem faz pesca sub também usa o lado serrilhado para trabalhar com peixes, tanto dentro da água quanto em terra, para descamar e abrir os animais.

Ainda sobre a lâmina é importante dar atenção à ponta. Alguns instrutores de mergulho scuba sugerem faca sem ponta para evitar acidentes pessoais outros dizem que a ponta afiada é melhor para resolver problemas.

No fim das contas quem vai definir a prioridade é você, levando em conta o local onde irá mergulhar e os riscos enfrentados.

 

Mares Dagger Caça Sub

Mares Dagger Caça Sub

A bainha não deve ser complicada

Bainha é o local onde a faca fica encaixada, de modo a proteger a lâmina.

É extremamente importante que você escolha uma que permita um desengate rápido — muitas vezes com uma mão só — para facilitar o acesso à faca durante uma emergência. A trava, no entanto, precisa ser segura para evitar perdas.

Para ter uma ideia da importância da escolha da bainha imagine a seguinte cena:

Você ficou preso em alguns cipós embaixo da água durante um mergulho e não consegue se movimentar muito. Na hora de usar a faca a bainha fica travada e é preciso as duas mãos para soltar. O problema é que você só tem um dos membros livre, já que o outro preso nos cipós. Situação tensa!

 

Facilidade de limpeza

Uma faca de mergulho muito detalhada, em lâmina e cabo, pode gerar dificuldades no momento da limpeza. Isso também se aplica à bainha. Sendo assim, prefira modelos mais lisos que vão acumular menos detritos, inclusive resíduos de sal.

 

Sua faca é para sua segurança

Essa é uma dica mais relacionada ao bom uso do equipamento. A faca de mergulho pode salvar sua vida, sendo assim utilize-a com o devido cuidado.

Se sua faca é para mergulho scuba não use para pesca ou como chave de fenda, serra, etc. O utensílio precisa estar em boas condições para quando você realmente precisar em um momento de emergência.

Essas dicas analisaram vários aspectos, desde material até detalhes de uso, que são muito importantes no momento de escolher uma faca de mergulho. Esperamos que você tenha esclarecidos suas dúvidas e possa seguir equipado para debaixo da água.

 

Confira alguns produtos:

Faca DiveCom Sub 9

Faca DiveCom Sub 9

Facas fabricadas em aço inox perfeitas para pesca sub. São pequenas, pontiagudas e ótimo corte. Serve para cortar um cabo ou enrosco. Acompanha Tiras e Bainha / Comprimento Lâmina: 9cm / Comprimento Total: 19cm.

Confira o Preço

 

Faca Cetus Para Colete Knife (Sem Ponta)

Lâmina com 7,8 cm, sem ponta, ideal para uso em colete ou cinto de lastro. Fabricada em aço INOX 420. Bainha em ABS com engate rápido Possui corta cabo , serrilhado, e fio; Martelete no cabo.

Confira o Preço

 

 

Faca Pk Sub Com Ponta Apagador

Leve, resitente e com saque rápido. Possui uma ponta para “finalizar” o pescado. Além disso leva um revestimento especial que evita a oxidação. Pode ser presa na perna ou no cinto.

Confira o Preço

 

 

Siga nossas redes sociais:

    

 


Veja também: