Nada mais incômodo que começar a nadar e precisar ficar retirando os óculos a todo instante porque eles estão embaçados, não é mesmo? Infelizmente esse é um problema comum para quem frequenta piscinas, mas pode ser evitado ou minimizado com os óculos anti-embaçante.

Atualmente, muitas fabricantes já estão inserindo em seus óculos uma película anti fog — ou anti névoa, em português. Também existem produtos específicos para proteger as lentes e métodos caseiros usados inclusive por atletas.

Continue a leitura e entenda melhor essas questões. 

Por que os óculos de Natação embaçam?

Essa é uma pergunta bem comum, mas na verdade ela não se aplica apenas aos óculos, afinal vidros de carro, copos e uma série de outros produtos ficam embaçados.

De maneira geral, o embaçamento ocorre por uma diferença entre a temperatura interna e o ambiente externo. No caso dos óculos, o ar entra em contato com a pele, que é mais quente, e se condensa quando bate nas lentes frias, formando gotículas.

Há também outras questões que podem vir de sujeiras que se acumulam nas objetivas. Oleosidade e poeira afetam diretamente essa falta de visão nítida pelos óculos.

 

As lentes anti-fog

Esse tipo de óculos de natação com lentes anti-embaçante nada mais é do que uma lente que vem com uma película de proteção interna. Ela impede que as gotas de água se fixem ao campo de visão dos óculos, criando assim um efeito antiembaçante.

Esse material, no entanto, é muito sensível, além de sofrer desgaste com o tempo. Para você ter uma ideia, apenas o simples ato de enxugar a lente com uma toalha já pode danificar a proteção.

 

Cuidados

O ideal para fazer aumentar o tempo de vida útil da película é lavar os óculos com água corrente fria e deixar secar à sombra.

Quando a proteção anti-fog já está desgastada você deve retirá-la por completo esfregando as lentes com água e sabão.

 

O uso de antiembaçantes

Várias marcas hoje em dia fabricam produtos antiembaçantes. Eles fazem a mesma função da película anti-fog, só que tendo efeito temporário.

O anti-embaçante normalmente vem em spray e seu uso é bastante simples.

Primeiro você vai precisar lavar a lente utilizando um pouco de detergente e água. Esse processo é que vai remover a oleosidade do local e permitir que o produto fixe nos óculos.

Depois da limpeza é só dar algumas borrifadas do antiembaçante. Isso deve ser feito com as objetivas ainda molhadas. Em seguida você já pode usar seus óculos, desfrutando de uma boa visibilidade.

 

Métodos alternativos para desembaçar óculos de natação

Além dos produtos oficiais, existem alguns outros métodos que funcionam como paliativos no momento de evitar o embaçamento dos óculos. Eles são uma alternativa rápida para quando você é surpreendido pelo problema. Confira:

  • Uso da saliva

Ok! Essa pode até não ser uma forma muito higiênica de lidar com a situação, mas funciona e é amplamente usada, inclusive por atletas.

A instrução aqui é bem simples: passe um pouco de saliva nas lentes e pronto. Seus óculos vão demorar um pouco para embaçar novamente.

O que ocorre é que a saliva tem algumas enzimas que impedem as gotículas de água de fixarem-se ao material da lente, deixando a visão mais transparente.

 

  • Solução de água e vinagre

A dica aqui é da empresa internacional Kiefer, que é especializada em produtos de natação.

Você precisa fazer uma solução de água e cinco colheres de sopa de vinagre. Colocar em uma bacia e submergir os óculos por duas horas. Depois desse tempo é só retirá-los e enxaguar com água corrente.

Isso é ideal para quando as lentes estiverem com uma sujeira mais profunda.

 

  • Toalha umidificada

Essa é uma maneira simples de limpar e evitar o embaçamento dos óculos. O produto normalmente remove a sujeira de forma suave e diminui a formação de gotículas na lente.

Bom, essas são algumas formas práticas para criar um efeito antiembaçante nos seus óculos de natação.

Independentemente se você irá optar por uma película de proteção anti-fog, usar um produto específico ou método alternativo, o importante é usar os óculos, pois eles preservam a visão do contato com o cloro da piscina.

Esperamos que com nossas dicas você consiga aproveitar seu treino ou momento de lazer sem o incômodo das lentes embaçadas.

Encontre AQUI o anti-embaçante ideal para você!

Siga nossas redes sociais:

    

_______________________________________

Veja também: