A nadadeira de natação exerce vários benefícios, desde aumento de força até condicionamento físico e postura. Para escolher o produto mais indicado ao seu treino é preciso ficar atento ao tamanho da pala, material usado e mais alguns detalhes.

Também chamada de pé de pato ou cauda dividida, a nadadeira aumenta a área de contato da pessoa que a utiliza com a água. Dependendo do seu formato isso pode ter várias implicações.

Por essas especificidades, o mercado disponibiliza diferentes tipos de produtos e aqui você vai descobrir como escolher aquele ideal para sua prática de natação. Continue acompanhando.

 

Preste atenção ao tamanho da pala

A pala nada mais é que a parte saliente da nadadeira, aquela que vai efetivamente exercer pressão contra a água.

Palas curtas

Dão maior agilidade aos movimentos e necessitam de menos esforço físico para gerar impulso.

Palas longas

O nado torna-se mais veloz, porque a área de impulsão da água é maior, porém exige do nadador maior força para conseguir realizar os movimentos.

As palas são o ponto mais importante do pé de pato. Elas interferem diretamente no condicionamento físico do nadador, na flexibilidade dos tornozelos e no ganho de massa muscular na região das pernas.

Assim, se você quer aumentar a força das suas pernadas dentro da água prefira os modelos de pala longa. Se estiver iniciando e seu foco seja mais trabalhar condicionamento físico ou melhorar os movimentos dos tornozelos, o modelo de pala curta vai te satisfazer.

 

Observe o tipo de material utilizado

O ideal é que a nadadeira de natação seja de um material razoavelmente flexível, mas não mole demais. Em geral, elas são elaboradas com plástico ou algum produto emborrachado, como o silicone.

Há ainda pés de pato feitos de carbono ou fibra de vidro. Apesar de que esses normalmente são utilizados para mergulhos, seja do tipo scuba ou de apneia.

Para utilização na piscina é interessante escolher um equipamento de silicone, pois além do conforto nos pés, ele é mais resistente ao cloro. O que garante maior durabilidade em longo prazo.

 

Atenção à abertura no calcanhar

Atualmente existem dois tipos de nadadeiras: as abertas e aquelas com o calcanhar fechado. A opção por uma delas vai mais da sua adaptação na hora de usar.

Se você for comprar uma nadadeira de natação fechada precisa ficar ainda mais atento à numeração do calçado, pois ele precisa encaixar sem sobras, mas também sem gerar muito atrito.

No caso do produto que tem a abertura no calcanhar existe a facilidade de ajustá-lo ao seu pé por meio da alça de regulagem.

 

Teste o tamanho ideal para o seu pé

Essa dica complementa a anterior e pode parecer óbvia, mas muita gente se descuida nesse aspecto.

As nadadeiras normalmente funcionam com intervalos de numeração, por exemplo, do 36 ao 38 ou do 39 ao 42. Sendo assim é interessante testar o produto antes de efetivar uma compra.

O que ocorre é que seu pé pode ser mais grosso ou fino e então o ajuste pode ser em relação a um número a mais ou a menos na fôrma de cada fabricante.

No caso de crianças, há sempre a recomendação de que a nadadeira de natação seja um pouco maior. O ideal é de um a dois números. O motivo é simplesmente fazer o produto durar mais nos pés dos pequenos.

Para compensar o possível espaço sobrando você pode comprar meias. Existem produtos que são específicos para uso aquático.

 

Cuidados com a Durabilidade

Este tópico é para quando você já escolheu sua nadadeira de natação ideal. Agora o importante é fazer com que ela dure o máximo de tempo possível, afinal esses produtos são caros e se bem cuidados podem ter uma vida útil de anos.

  • Sempre lave as nadadeiras com água doce após o uso para retirar o excesso de cloro;
  • Não deixe o equipamento exposto ao sol, pois isso pode ressecar o plástico ou a borracha;
  • As nadadeiras devem ser guardadas na horizontal e de modo a não ficarem empilhadas. Isso diminui o risco de deformações;
  • Calce os pés de pato apenas quando já estiver dentro da água. Andar com eles na borda da piscina, além de ser estranho pode forçar demais a dobra do material da pala e causar quebra ou rachadura.

Encontrar uma nadadeira de natação adequada às suas necessidades não é algo difícil, mas exige atenção aos detalhes, como você pôde acompanhar aqui no post.

Esperamos que agora, com as informações necessárias, você consiga encontrar seu equipamento certo e evite erros que podem te atrapalhar no momento da natação.

 

Confira alguns modelos e escolha o seu:

 

Speedo Dual Training Fin

Leve e Flexível Pala curta para maior resistëncia e propulsão Sacola drenante e fácil de carregar Calçadeira fechada para maior estabilidade e firmeza. Abertura frontal que não danifica o esmalte das unhas. PRODUTO IMPORTADO – silicone / sacola drenagem 100% poliéster

 

 

Mormaii Natação Open

A Nadadeira Mormaii Open promove maior agilidade e firmeza durante os movimentos, melhorando o desempenho durante os treinos de natação. Ajustável, a Nadadeira Mormaii Open é leve e flutuável e facilita no deslocamento dentro da água, fortalecendo a musculatura da parte inferior do corpo. Os teus treinamentos ganharão um incentivo a mais com a Nadadeira Mormaii Open.

 

 

Speedo Power Fin 

Trabalha potência de membros inferiores. Inclui Sacola drenante e fácil de carregar. Pala curta e flexível. PRODUTO IMPORTADO | Silicone | Sacola drenante: Poliéster

 

 

Aquatica Natação E Snorkeling

Possui sapata em borracha conferindo conforto aos pés , ao mesmo tempo em que a pala é confeccionada em EVA material leve. Possibilita que a nadadeira seja leve mas sem perder a propulsão. Além disso o fundo côncavo sem bordas salientes minimizam  o esforço como resultado tem-se uma maior propulsão sem que contudo seja pesada .

 

 

Na Loja Outside você encontra os mais variados modelos de nadadeiras. Clique AQUI e confira!

 

Siga nossas redes sociais:

    

________________________________________

Veja também: