FAIXAS ELÁSTICAS, RESISTANCE BAND OU MINI BAND?

Faixas elásticas ou bands, são faixas confeccionadas de látex, borracha ou poliéster que foram desenvolvidas para auxiliar nas atividades físicas.

O treino com a faixas elástica tem a intenção de adquirir força muscular ou desenvolver resistência, resultando num treino com mais eficiência e qualidade.

As resistências das faixas são repartidas por cores de acordo com a marca do acessório podendo então serem divididas da seguinte forma:

Cores mais claras tendem a ter uma resistência mais baixa, enquanto as de cores mais fortes, uma resistência mais alta.

Em nosso site, as faixas de borracha da marca Vollo possuem três graus de dificuldade: Cinza claro de nível leve; Laranja de nível médio e de cor cinza escuro de nível forte.

As faixas de látex da marca ACTE, temos os seguintes níveis de resistência: amarelo de nível leve; laranja de nível médio e azul de nível difícil.

Quanto as faixas de Poliéster da Vollo, as cores representam o seu comprimento e não o nível de resistência. Tendo 2 opções de largura aproximadamente; 5 e 8cm. A de cor cinza escuro (grande) possuí comprimento de 42cm; cor laranja (médio) com comprimento de aproximadamente 37cm e a cinza claro (pequena) de 32 cm.

As faixas de Poliéster da ACTE; a Resistance Band, O azul indica resistência leve; o laranja indica resistência média e o amarelo indica resistência forte.

O treino com elástico melhora a mobilidade, a flexibilidade articular e o fortalecimento da musculatura.

A diferença entre as duas linhas de faixas elástica não são muitas, podendo-se dizer que é apenas o material de fabricação e a sua forma; sendo aberto (faixa) ou fechada (em círculo/mini band).

Entretanto, a diferença de material pode influenciar no resultado do seu treino, uma vez que que as faixas mais leves são indicadas para iniciantes e as mais resistentes para os mais avançados.

As faixas de Poliéster são mais resistentes a rompimentos se comparadas as faixas de látex sendo mais duráveis.

Os músculos ganham maior flexibilidade para realizar qualquer tipo de atividade.

O dever da Faixa Elástica é viabilizar exercícios de resistências, podendo ser usada por praticantes de qualquer nível. Ela não requer limite de idade, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

Geralmente os iniciantes recorrem às bands de cores mais claras para executar exercícios mais leves, como pilates e aeróbicos.

Quem está saindo da fase inicial e está buscando evolução em seus treinos, recorre às faixas de resistência média, afim de alcançar novos objetivos.

Para os mais avançados, as faixas escuras são sinônimo de desafio!

 

O indicado é começar com treinos mais leves e faixas mais claras, e aos poucos você pode aumentar a resistência e trocar as faixas. Mas cuidado! Não abuse da intensidade e respeite os limites de seu corpo.

 

Ainda que as faixas tenham baixa probabilidade de causar lesões musculares, se não utilizada de maneira correta pode causar prejuízo aos músculos.

Agachamento e Prancha lateral com Mini Band

Com as faixas elásticas, você vai poder exercitar todos os músculos. Braços, pernas, tronco, entre outros.

As faixas elásticas podem ser utilizadas em varias modalidades, sendo elas as mais comuns o pilates, exercícios funcionais, podendo ser incluídas no seu treino e crossfit.

Por ser um acessório pequeno e prático, a resistance band é muito utilizado em treinos em casa ou ao ar livre, fora das academias. É fácil e pratico de carregar.

Pilates com a Resistance Band

 

MOVIMENTE-SE!!

Há uma imensidão de possibilidades de uso das faixas elásticas. Os mais comuns são no crossfit, pilates, exercícios de funcional e até mesmo no balé.

Dentro dessas modalidades, existe outra imensidão de alternativas de treinos disponíveis em vídeos do youtube e na web.

Quando iniciar seu treino, busque fazer seus movimentos com qualidade e presença e não se esqueça de respirar!

Para desenvolver uma boa resistência e alcançar um corpo mais definido e mais forte, é preciso de muito foco. Então quando for adicionar as band ao seu treino, não se esqueça de fazer o movimento correto para ter o resultado esperado.

 

 

Separamos alguns exercícios que podem ser feitos com as faixas. Exercícios de fortalecimento do core, pilates, exercícios funcionais, entre outros.

  1. Elevação pélvica/quadril unilateral
  2. Flexão do quadril unilateral
  3. Extensão do quadril unilateral
  4. Abdutor unilateral
  5. Agachamento com abdução unilateral
  6. Supino reto em pé
  7. Extensão de quadril
  8. Agachamento

Alguns benefícios do uso da faixa elástica em seu treino:

  • aumenta a resistência
  • auxilia no trabalho de flexibilidade
  • ajuda no alongamento do corpo
  • aumenta a força
  • ajuda no aumento da massa muscular
  • facilita alguns exercícios

 

Confira as opções em nosso site! clique para ver o preço.